quarta-feira, 10 de outubro de 2012

CRITÉRIO ESCOLHA AFIXO/CRIAÇÃO

DA AQUAE FLAVIAE

“DESIGNAÇÃO ROMANA DA ACTUAL CIDADE DE CHAVES”
No ano de 78 a.C., época em que o Império Romano era comandado por FLÁVIO VESPASIANO, um local geograficamente privilegiado por ser o ponto de ligação entre vários vias e regiões, sendo um ponto de escala nas vias entre Bracara Augusta (Braga) e Asturica (Astorga - Espanha), e que cruzava o rio Tâmega, conferindo importância enorme no processo de ocupação e colonização Romanas.
Apesar de haver vestígios castrejos que apontam para uma ocupação anterior, a povoação Romana existente neste local, é batizada com o nome de AQUAE FLAVIAE ou AQUAE FLAVIAL, local onde hoje se ergue a Cidade de Chaves.
A abundância e a qualidade das águas minerais desta região, bem como as vastas reservas de águas alcaninas no seu subsolo, estão na origem do seu nome.
Entre os vestígios arquitectónicos deixados pelos romanos, destaca-se a ponte cantavia de granito, datada do século I d.C., sobre o rio Tâmega, conhecida pela ponte Romana ou Ponte do Trajano, com 140 metros de comprimento, apoiada em 12 arcos de volta redonda visíveis e em quatro soterrados pelo casario e aluviões; a calçada Romana de Arquinho de São Lourenço; a Barragem Romana da Abobeleira e a vila Romana da Granjinha, entre muitos outros vestígios arqueológicos expostos no Museu da região flaviense, encontrados no perímetro da Cidade de Chaves.
Natural e residente nesta Cidade de Chaves, Concelho em que se situa o espaço físico do meu canil, aonde, actualmente predominam três raças:
- Podengo Português, variedade Lisa e Cerdosa, talha média e pequena;
- Cão de Gado Transmontano;
- Beagle.
Animais de carácter e características distintas utilizados nas exposições de canicultura e na caça, como os seus antepassados o eram…

“CRIAÇÃO”











Sem comentários:

Enviar um comentário